quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Tutorial 10: Nave

Embora meu desenho de nave não seja dos melhores, esse tutorial mostra como mover uma nave até uma posição clicada com velocidade constante.



Leia mais! * Montagem
Crie um novo símbolo (Ctrl+F8).
Desenhe uma nave e retorne ao palco (Ctrl+E).
Adicione sua nave da biblioteca para o palco.
Na caixa de propriedades da nave, mude seu nome para 'nave'.

* Programação
Na linha do tempo, clique no keyframe 1.
Abra a janela de ActionScript (F9) e digite:
nx = nave._x;
ny = nave._y;
veloc = 2;

onEnterFrame = function() {
dx = nx - nave._x;
dy = ny - nave._y;
dist = Math.sqrt(dx*dx+dy*dy);
if (dist<veloc) {
nave._x = nx;
nave._y = ny;
} else {
nave._rotation = Math.atan2(dy,dx)*180/Math.PI;
nave._x+=veloc*dx/dist;
nave._y+=veloc*dy/dist;
}
}

onMouseDown = function() {
nx = _xmouse;
ny = _ymouse;
}