sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Tutorial 14: Retrato observando

Esse tutorial foi baseado nos filmes de suspense. Quando passamos perto de um retrato ou fotografia, temos a impressão que ela fica nos observando.



Leia mais! * Montagem
Desenhe um personagem ou importe uma fotografia, mas sem os olhos (sugestão para remover os olhos: utilize máscaras).
Crie um símbolo para o olho (Ctrl+F8).
No símbolo, desenhe um olho.
Volte para o documento (Ctrl+E).
Com a biblioteca de símbolos (Ctrl+L), instancie (clique e arraste) dois símbolos de olho para o personagem.
Na janela de propriedades, altere o nome das instancias dos olhos para 'o1' e 'o2'.

* Programação
Abra a janela de ActionScript (F9).
Edite o símbolo do olho.
Na timeline do olho, clique no frame 1:
cx = _x; cy = _y;

onEnterFrame = function() {
if (_root.parado) return;
mx = _root._xmouse - cx;
my = _root._ymouse - cy;
dist = Math.sqrt(mx*mx + my*my);
angulo = Math.atan2(my,mx);
_x = cx + Math.cos(angulo)*largura*dist/Stage.width;
_y = cy + Math.sin(angulo)*altura*dist/Stage.height;
}
Volte para o documento.
Na timeline do documento, clique no frame 1:
o1.largura = 20; o1.altura = 15;
o2.largura = 15; o2.altura = 13;

parado = false;
onMouseDown = function() {
parado = !parado;
}
* Comentários
De início, a movimentação dos olhos provavelmente não ficará ajustada. Centralize as instâncias dos olhos e altere o valor da largura e altura de cada olho nas primeiras linhas do código do documento:
o1.largura = 20; o1.altura = 15;
o2.largura = 15; o2.altura = 13;