sábado, 20 de outubro de 2007

Tutorial 16: Ampulheta

Um relógio de areia que marca 1 minuto. Dessa vez sem programação, apenas animação.



Leia mais! * Montagem
Altere a taxa de frames por segundo (fps) para 3.
Crie um novo símbolo (Ctrl+F8).
No símbolo, crie 6 camadas com os nomes (de cima pra baixo): 'acao', 'ampulheta', 'mask up', 'up', 'mask down', 'down'.
Na camada 'ampulheta', desenhe a borda da ampulheta, sem areia.
Na camada 'up', desenhe areia em toda parte de cima.
Na camada 'down', desenhe areia em toda parte de baixo.
Na camada 'mask up', desenhe um retângulo preenchido suficiente para cobrir toda a areia superior.
Selecione o retângulo e transforme em símbolo (F8).
Na camada 'mask down', desenhe um retângulo preenchido suficiente para cobrir toda a areia inferior.
Selecione o retângulo e transforme em símbolo (F8).
Na camada 'mask up', instancie um símbolo do retângulo e cubra a areia da parte superior.
Na camada 'mask down', instancie outro símbolo do retângulo, e posicione-o sob a areia.
Crie um frame no quadro 60 nas camadas 'ampulheta', 'up' e 'down'.
Crie um keyframe no quadro 60 nas camadas 'acao', 'mask up' e 'mask down'.
Clique no quadro 1 do 'mask up' e mude a propriedade Tween para Motion. Deixe o retângulo cobrir toda areia.
Clique no quadro 60 e mova o retângulo logo abaixo da areia.
Clique no quadro 1 do 'mask down' e mude a propriedade Tween para Motion. Deixe o retângulo logo abaixo da areia.
Clique no quadro 60 e mova o retângulo sobre toda a areia.
Transforme as camadas 'mask up' e 'mask down' em máscaras (botão direito, mask).
Volte para o documento (Ctrl+E).
Instancie (clique e arraste) o símbolo da ampulheta.

* Programação
Abra a janela de ActionScript (F9).
Edite o símbolo da ampulheta.
Na timeline da camada 'acao', clique no frame 60:

stop();